fbpx

A partir de janeiro de 2018, as empresas que faturam mais de 78 milhões de reais por ano, devem contar com o eSocial implantado em sua organização. Mas, se você ainda não conta com esse sistema e nem sabe como preparar a sua empresa para recebe-lo, então leia esse post até o final e conheça algumas dicas para implantar o eSocial na sua companhia de um jeito prático, simples e ágil.

Dicas para implantar o eSocial

O eSocial é um sistema que requer várias mudanças e adaptações com o passar do tempo. E isso acaba tornando este sistema um pouco complexo, especialmente para as empresas que ainda não contam com esse sistema. Além disso, para os demais empregadores e contribuintes, a implantação do eSocial será obrigatória a partir de julho deste ano. Então saber como implantar esse sistema é algo que você deve saber.

Para quem ainda não implantou o eSocial na sua empresa, a primeira dica para fazer isso de forma prática e eficiente, é:

Estabeleça um cronograma

Definir um cronograma de atividades e responsabilidades a serem cumpridas é essencial para quem vai implantar o eSocial em 2018. Isso, porque os prazos, bem como as regras desse sistema, precisam ser do conhecimento e domínio de toda a equipe de trabalho encarregada.

Sendo assim, procure definir quais setores ficarão responsáveis pelas adequações que a empresa precisa realizar com a implantação do eSocial e programe o tempo que levará cada mudança realizada. Fazendo isso, o processo de implantação desse sistema se tornará muito mais organizado e eficiente.

Revise a folha de pagamento

Uma das dicas para implantar o eSocial é fazer a revisão da folha de pagamento, procurando avaliar os benefícios que são exigidos atualmente e ver se existe alguma irregularidade trabalhista. Esta ação é importante, pois com a implantação desse sistema, o preenchimento das obrigações será realizada de maneira diferente do que normalmente acontece na sua empresa.

Treine a sua equipe

Como o eSocial é um sistema complexo e abrangente, entender como ele funciona muitas vezes pode ser um grande desafio. Por isso, é importante que você capacite a equipe cujo departamento esteja envolvido diretamente com o eSocial, pois saber como usar esse sistema não só vai tornar os processos mais ágeis, como também reduzirá o número de falhas nestes processos.

Fique atento ao RET

Alguns eventos periódicos como alteração salarial, admissão ou demissão, precisam ser incluídos à base de dados do eSocial, o que normalmente é feito através do RET – Registro de Eventos Trabalhistas. Esta inclusão deve ser feita no período mais próximo do evento possível. Portanto, ficar atento ao RET é uma das tarefas que deve ser incluída no rol de atividades do seu contador ou então de um profissional do setor de Recursos Humanos.

Seguindo as dicas para implantar o eSocial que foram listadas acima, você terá boas chances de realizar este processo bem mais rápido e sem maiores complicações!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre como implantar o eSocial na sua empresa? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas dúvidas e sugestões sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *