fbpx

Covid-19, pandemia, lockdown, quarentena e home office, sem dúvida essas são as palavras que mais se tem escutado nos últimos meses pelo Brasil e pelo mundo. Sem dúvidas toda essa situação tem alterado a forma como as pessoas se relacionam entre si e com o mundo.  

Afinal, devido às recomendações apresentadas pela Organização Mundial da Saúde muitas empresas adotam o home office como regime de trabalhar como forma de auxiliar no isolamento social.  

A medida proporciona maior segurança e conforto aos colaboradores, além de proporcionar considerável economia em se tratando de um momento instável como esse.  

 

Mas, nesse contexto como manter a gestão de RH e a cultura organizacional da empresa? 

No blog, listamos algumas informações que podem ajudar. Confira: 

 

O que é gestão de RH? 

 

Atualmente a gestão de RH cumpre uma função estratégica nas organizações. Dentre os principais objetivos está o de manter em harmonia os objetivos tanto da empresa quanto dos colaboradores. 

Portanto, métricas de produtividade, controle de jornada desempenho, proporcionar relacionamento interpessoal e crescimento na organização são pilares que fazem parte da rotina desse profissional. 

Embora o home office seja o atual modelo de trabalho, nenhuma dessas atividades pode ser deixada de lado. Listamos algumas dicas de como fazer a gestão de RH durante a pandemia: 

 

Leia também: Como otimizar o tempo do RH com um software de controle de ponto? 

 

Como fazer controle de ponto em home office 

 

Primordialmente, a tecnologia já faz parte do dia a dia dos colaboradores e é através dela que eles podem realizar suas atividades sem maiores impactos à segurança pessoal ou da empresa. 

Sendo assim, com o controle de ponto não precisa ser diferente. Grande parte das empresas já disponibilizam plataformas para registro de entradas e saídas por meio de tablet, notebook ou smartphone.  

Nesses casos, o registro das horas trabalhadas é realizado em um aplicativo já previsto pela empresa. Geralmente, as empresas de controle de ponto já disponibilizam seus aplicativos em formato mobile para facilitar o controle em caso de colaboradores home Office ou externos 

 

Como avaliar produtividade  

Setores que atuam de forma estratégica dentro de empresas lidam com relatórios como forma de analisar informações úteis. Nesse sentido, com softwares de controle de ponto torna-se possível otimizar o tempo do RH, uma vez que com alguns cliques relatórios completos passam a ser extraídos.   

A maior parte dos softwares já disponibiliza relatórios de ponto, neles informações como, controle de horário, jornada de trabalho ficam disponíveis. Diminuindo assim, os riscos de erros humanos na contagem de horas.  

Dessa forma, a equipe de RH diminui o tempo gasto com tarefas operacionais para se dedicar a questões mais estratégicas do negócio! 

 

Saiba mais: Controle de Ponto: Software Secullum Web Ultimate 

 

Como manter a cultura organizacional 

A cultura organizacional é algo particular de cada empresa e deve ser mantido mesmo durante os períodos fora da sua estrutura. Com objetivo de manter esses pilares presentes é interessante desenvolver um calendário de ações que foquem na descompressão e união do time.  

Dessa forma, os colaboradores passarão a ver sua empresa como um ponto de apoio, proporcionando motivação e garantindo produtividade. 

Agora que sua empresa já conhece mais sobre gestão de RH, entre em contato com a Loja do Ponto e contrate o seu! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *