fbpx

Nada melhor do que trabalhar em um lugar que nos valorizem e incentivem a conquistar sempre voos mais altos, não é? Por isso ter uma cultura organizacional que disponha de gestão de pessoas para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores é fundamental. Confira as nossas dicas e coloque isso em prática hoje mesmo!

 

O que é a gestão de pessoas?

 

Vivemos em um mundo de constantes mudanças e a forma de gerenciar a equipe no trabalho também tem acompanhado essas alterações. Neste contexto, novas formas de realizar a gestão de pessoas no ambiente corporativo têm avançado e se tornado uma das principais tarefas do RH.

 

Para a Galícia Educação, por exemplo, a gestão de pessoas envolve uma série de fatores que busca o crescimento da empresa, mas sempre pensando também no bem-estar de seus colaboradores. Sendo assim, faz parte da rotina do RH: o desenvolvimento, organização, solução de problemas e acompanhamento dos funcionários da empresa.    Desta forma, esses profissionais devem ter a capacidade, inclusive, de mediar um conflito de personalidade entre membros da equipe. Além disso, é função desse setor desenvolver um sistema eficaz de gerenciamento dentro da empresa.

 

Para você que está chegando agora no nosso blog, saiba que fizemos um conteúdo falando sobre como a gestão estratégica de pessoas pode ajudar o setor do RH. Esse material pode te ajudar a complementar a sua pesquisa, com dicas valiosas. Após conferir tudo o que preparamos para hoje, dê uma passadinha nesse link.

 

A importância de cuidar da qualidade de vida dos trabalhadores

 

A gestão de pessoas para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores tem sido cada vez mais necessária. Com o fim da pandemia, algumas incertezas ainda têm preocupado muita gente. Afinal, tudo mudou. Segundo o Índice de Confiança da Robert Half, citado pela reportagem do G1, 26% dos entrevistados consideram que a sensação de qualidade de vida e trabalho piorou.

 

O levantamento mostra ainda que:

 

 

Os dados são extremamente preocupantes e evidenciam a necessidade de haver uma gestão de pessoas para melhorar a qualidade de vida desses funcionários.

 

Benefícios de investir na qualidade de vida dos colaboradores

 

Como podemos ver até aqui, os efeitos de não haver uma boa gestão de pessoas para melhorar o bem-estar e a jornada do colaborador na empresa podem ser desastrosos. Abaixo, vamos conferir quais os benefícios de investir e desenvolver melhor a equipe na empresa.

 

Melhores índices de turnover

 

Os índices de turnover são muito importantes para medir o desempenho organizacional. Desta forma, investindo uma boa e estratégica gestão de pessoas para melhorar a qualidade de vida delas, é possível conseguir bons indicativos. Entre esses destaques temos: melhores porcentagens de admissões e demissões. Além disso, é por meio desse recurso que se pode analisar a empresa de forma completa e assim, tomar as melhores decisões quanto ao futuro dela.

 

Redução de absenteísmo

 

Uma coisa é fato, se o colaborador não estiver tendo uma boa qualidade de vida, sua saúde será afetada. Portanto, quanto melhor o bem-estar, menores as chances desse funcionário precisar faltar ao trabalho. É importante ressaltar ainda que, com a redução de absenteísmo, também teremos melhor índice de turnover, pois ele também contempla este fator.

 

Melhor produtividade

 

Se a empresa investe na gestão de pessoas para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, ela também irá perceber uma melhora na produtividade. De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo. Além disso, ele é também três vezes mais criativo e possui um desempenho de venda 37% maior quando comparado com os outros.

 

Formas de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores

 

Em resumo, se atentar aos índices importantes de turnover e investir em colaboradores mais felizes e engajados, por si só, já são um grande passo para melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Porém, como colocar isso em prática? Separamos algumas dicas abaixo.

 

Controlar corretamente a jornada de trabalho

 

Trabalhar e se dedicar às suas tarefas é essencial, mas, tudo que é em excesso pode causar mal-estar. A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) determina que jornada de trabalho seja de 8 horas diárias. Sendo assim, com limite de 44 horas semanais. Por isso, gerenciar os horários de todos para confirmar se estão fazendo uma jornada justa e saudável é fundamental. Além disso, é importante administrar corretamente as folgas semanais. O descanso é imprescindível para manter uma equipe engajada e com bem-estar.

 

Dar maior autonomia para os colaboradores

 

A autonomia no trabalho para os colaboradores tem estado cada vez mais presente no dia a dia corporativo. Um dos fatores que fez com que esse modelo se evidenciasse ainda mais foi a pandemia. Foi nesse período que os colaboradores, trabalhando de suas casas, passaram a ter um maior controle sobre sua jornada de trabalho. Quando bem administrado, esse formato pode ser extremamente vantajoso e uma forma de exercer a gestão de pessoas para melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

 

Leia também: 5 Vantagens em dar autonomia no trabalho para os funcionários 

 

Incentivar novos talentos 

 

Ter uma gestão de pessoas para melhorar a qualidade de vida delas também é uma forma de garantir um futuro promissor para empresa. Quanto mais incentivados e engajados, mais envolvidos estarão com o processo, e, evidentemente, se tornarão líderes essenciais para o amanhã. Sendo assim, vale a reflexão, você tem investido em seus colaboradores, para assim, descobrir novos talentos?

 

 

Soluções que podem ajudar a colocar em prática

 

Para uma boa gestão de pessoas para melhorar a qualidade de vida dos funcionários é necessário gerenciar diversos fatores. Por isso, contar com tecnologias que facilitem esse processo é essencial. Você sabia que por meio de Softwares de Folha Ponto é possível coordenar os horários, os principais índices de turnover e muito mais? Aqui na Loja do Ponto temos opções para todas as necessidades, sendo online e offline, via aplicativos e com reconhecimento facial, por biometria e ou até mesmo o tradicional cartão de ponto.

 

Faça agora um orçamento personalizado e conheça nossas opções!

 

Conclusão

 

O bem-estar emocional dos colaboradores é essencial para o desenvolvimento organizacional. Graças ao mundo avançado que vivemos, é possível ainda contar com ferramentas que facilitem a gestão de pessoas para melhorar a qualidade de vida delas. Agora, com essas dicas, será mais fácil aplicar, por isso, convido você a colocar tudo isso em prática. Use e abuse das ferramentas que temos disponíveis e das informações que colocamos aqui hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *