Que o controle de relógio ponto é um método antigo usado para controle da jornada de trabalho de colaboradores dentro de uma empresa todo mundo sabe. Mas desde que surgiu, esse método evolui para proporcionar facilidades para organizações e colaboradores.
Pensando nisso, listamos os principais avanços tecnológicos relacionados ao relógio ponto. Confira e saiba como o relógio ponto pode facilitar a rotina de sua empresa!
Onde e como surgiu o relógio ponto?
Em 1988 Willard Le Grand Bundy teve a maravilhosa ideia de criar um relógio que marcava a entrada e saída de seus colaboradores. Facilitando que trabalhadores acompanhassem de perto a quantidade de horas de realizadas,
Nessa época o controle não era obrigatório, mas com a chegada das leis trabalhistas o controle tornou-se obrigação proporcionando o surgimento de diversos modelos de registro de ponto. Tais como:
- Controle de ponto manual: Popularmente conhecido como livro ponto, ele representa uma das formas mais baratas de controle de jornada. Em um livro, basicamente são registradas as horas de entrada, saída e intervalos. No entanto, o modelo não apresenta segurança e é passível de ser fraudado.
- Controle de ponto mecânico: Esse modelo também pode ser chamado de relógio ponto cartográfico, nele o colaborador usa de um cartão ponto e uma máquina registra a hora exata. Dessa forma, na hora de entrada, saída e intervalos o colaborador deve realizar o registro em seu cartão ponto.
- Controle de ponto eletrônico: Esse é um dos modelos mais modernos e utilizados pelas empresas, afinal ele garante segurança e comodidade. Existem duas formas diferentes de registro sendo biométrica e cartão ponto (crachá).
- Web ponto: Essa é uma das principais evoluções do cartão ponto, com o web ponto colaboradores podem realizar o registro de jornada através do computador ou celular, facilitando rotinas em home office, por exemplo.
>> Saiba mais: Como migrar para o ponto eletrônico corretamente
Quais os benefícios do relógio ponto?
1.Aumenta a eficiência do RH
Ao passo que os colaboradores tornam-se independentes no registro de entradas e saídas da empresa. O RH passa a ter mais tempo para realizar atividades estratégias para crescimento da organização.
Afinal, como o sistema está conectado ao sistema de gestão da empresa, todas as informações são armazenadas em um banco de dados de acesso fácil porém restrito aos colaboradores.
2.Acompanhamento de produtividade
Ao avaliar o desempenho de cada funcionário, uma boa dica é criar relatórios individuais de produtividade. A partir disso, é possível verificar se algum membro da equipe ficou abaixo da média esperada e então investigar os possíveis motivos.
Através do relógio de ponto, é possível estabelecer um paralelo entre a quantidade de atividades realizadas em comparação ao tempo estimado.
3.Redução de fraudes
Quanto menor a influência humano no processo, menor o índice de fraudes e erros. Dessa forma, o uso de relógio ponto permite maior confiabilidade nos dados fornecidos, uma vez que o método dispõe de vários níveis de segurança.
Sempre pensando em garantir um formato único e intransferível que reflita a real jornada de trabalho do colaborador.
4.Controle de banco de horas e horas extras
O ideal é utilizar um relógio ponto e um software de controle na empresa. Assim, cada funcionário deve registar seu horário de chegada e também a hora que deixará a empresa.
Dessa forma, você terá diariamente o controle de quantas horas foram trabalhadas, a quantidade de horas extras e também a quantidade de horas devidas à sua empresa. Tudo ficará salvo no banco de dados do software e poderá ser consultado a qualquer momento sem complicação.
>> Leia também: Hora extra ou banco de horas? Quais as diferenças?
Quer saber mais sobre relógio de ponto? Entre em contato com a Loja do Ponto descubra esse e outros benefícios do controle de jornada.