fbpx

Líder ou chefe? Faz parte do senso comum listar diferenças entre liderar e chefiar pessoas. Mas você realmente conhece as características que diferenciam esses dois perfis de profissionais. E mais do que isso, em qual desses dois perfis você se encaixa enquanto gestor de equipes? 

 

Esses são questionamentos de grande importância tanto para os profissionais quanto para as organizações, uma vez que geram impactos nos resultados que podem variar de acordo com a resposta. 

 

Assim como houveram mudanças no perfil dos colaboradores, a forma de gerenciar pessoas também evoluiu positivamente para ambos os lados. Quer saber mais sobre essas mudanças? Confira todas as informações aqui no blog: 

O que é um líder? 

A função de liderar pessoas se relaciona diretamente com o potencial de influenciar o comportamento de pessoas, com objetivo de que determinados resultados sejam atingidos. Nesse sentido, está sob responsabilidade do líder motivar seus colaboradores, além de inspirar confiança e desenvolver profissionais para fortalecer a equipe como um todo.

 

Ou seja, aquelas características que conhecemos como “impor autoridade”, gerenciar através do “medo” não fazem parte do perfil do líder.  

>> Leia também: Feriados 2021: Ponto facultativo ou obrigatório?

Quais as principais características do líder?

 

O que é um chefe?

Embora líder e chefe sejam gestores à frente de uma equipe, existem particularidades que diferenciam a atuação de um chefe ou líder. Dentre a principal delas está a gestão autocrática, centrada em regras e ordens. 

 

Nesse modelo de gestão, colaboradores são vistos como subordinados, cumprindo suas tarefas a partir do medo. O foco de trabalho do chefe é mais voltado ao processo de trabalho do que no clima organizacional, o que por vezes acarreta em maior volume de desligamentos e desmotivação por parte da equipe. 

Quais as principais características do chefe?

 

Conclusão

Conhecer as diferenças entre líder e chefe é essencial para determinar qual tipo de profissional sua empresa deseja. Se de um lado o líder proporciona maior abertura e liberdade, gerando um melhor clima de torrabalho, de outro o chefe delega tarefas de forma inteligente para que os resultados possam ser alcançados.  

 

Líder ou chefe, qual o perfil sua empresa precisa no momento? Deixe aqui nos comentários:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *