fbpx

Há dias que é impossível deixar o escritório no horário. Vez ou outra há um prazo apertado para cumprir, um relatório muito específico, uma motivação a mais para melhorar as vendas… Com isso, as horas extras se tornam indispensáveis para a empresa e para o funcionário, caso ele tenha metas para alcançar ou queria incrementar a renda do mês. É nessa última parte que você empresário deve ficar de olho, pois as horas extras precisam ser recompensadas devidamente e, para não se perder nesse processo, vamos explicar nesse post como fazer o controle de horas extras sem cometer erros e por que isso é tão importante para todos. Continue lendo!

Por que o controle de horas extras é importante para a empresa

O controle de horas extras é importante principalmente por conta das leis trabalhistas envolvidas nessa questão. Logo, se você não acompanha atentamente as horas trabalhadas após o expediente, você corre sérios riscos de ter problemas. Fora isto, existem outros motivos do seu interesse para fazer o controle de horas extras corretamente e empenhado em não cometer erros.

Ou seja, o benefício é seu do ponto de vista financeiro, e também do seu funcionário, já que ele sempre terá seu descanso no horário de sempre.

Confira como você pode melhorar nesse quesito e fazer o controle de horas extras adequado:

Use um sistema de controle de ponto

O ideal é utilizar um relógio ponto e um software de controle na empresa. Assim, cada funcionário que chegar deve registar seu horário de chegada e repetir o processo na saída, registrando também a hora que deixará a empresa. Dessa forma, você terá diariamente o controle de quantas horas foram trabalhadas, a quantidade de horas extras e também a quantidade de horas devidas à sua empresa. Tudo ficará salvo no banco de dados do software e poderá ser consultado a qualquer momento sem complicação.

Faça relatórios das horas trabalhadas

Apesar de ter cada registro salvo no seu banco de dados, só isso não é suficiente. É muito importante que você faça relatórios, assim, a equipe pode visualizar tudo o que ela somou em horas trabalhadas para a empresa. Isso ajuda a engajar a equipe para diminuir os atrasos e até motivá-la para fazer horas extras.

A melhor notícia dentro desse tópico, é que com um software de controle de ponto você pode ter esse relatório automaticamente com apenas um click. O PDF ou planilha gerada também é um comprovante do salário do mês de um funcionário.

Visualize os dados que você não tem

Para finalizar o seu relatório de horas, você não pode deixar espaços em branco ou simplesmente “chutar” as horas de chegada e saída. As chances de alguém ter esquecido de bater o ponto são realmente grandes, ainda mais se o sistema de controle de ponto foi implantado recentemente. Por isso, converse com a equipe sobre o que são os espaços em branco e visualize onde sua equipe está errando nessa coleta de dados. As faltas podem ser justificadas de alguma maneira plausível e até mesmo os bônus podem ser calculados corretamente com todos os horários preenchidos.

Depois de saber o que você deve fazer para manter um controle de ponto com relatório, passe na Loja do Ponto e confira os relógios e softwares que temos disponíveis 😉

www.lojadoponto.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *