fbpx

O controle de acesso para indústrias é essencial para organizar quem, quando, onde e com o que pode acessar determinadas áreas do local. Esse gerenciamento é uma forma de garantir segurança física e também auxiliar na gestão de pessoas. No texto de hoje trouxemos algumas informações para ajudá-lo a entender a importância do uso dessas soluções. Confira!

O cenário de indústrias no Brasil

 

Antes de mais nada, precisamos entender melhor o que são as indústrias. De acordo com o Portal da Indústria, a nomenclatura significa as empresas ou organizações que têm o objetivo de transformar matérias primas em serviços e bem comercializáveis. Desta forma, pode-se classificá-las em quatro setores: primário, secundário, terciário e quartenário.

 

O cenário de indústrias no Brasil é bastante significativo para a sociedade, agindo com intensa participação em nossa economia. Segundo os últimos dados divulgados em 2021 pela Pesquisa Industrial Anual Empresa 2019 o número de empresas industriais do país chegou a 306,3 mil naquele ano. Ao total, elas são responsáveis por empregar 7,6 bilhões de pessoas.

 

Ou seja, as empresas industriais são responsáveis por fazer girar boa parte de nossa economia. A pesquisa indica ainda que esse conglomerado movimentou $ 3,6 trilhões de receita líquida de vendas e pagaram um total de R$ 313,1 bilhões em salários e outras remunerações em 2019.

 

Podemos entender ainda que, dada a importância do setor e o número de pessoas envolvidas com ele, é de extrema importância investir em controle de acesso para indústrias.

Por que é importante o controle de acesso para indústrias?

 

No dia a dia são inúmeras as pessoas envolvidas com esse setor. São diversos indivíduos que entram e saem, diariamente, das dependências dessas empresas: funcionários, clientes, fornecedores, entre outros. Sendo assim, o controle de acesso para as indústrias é essencial para garantir a segurança destes e ainda: uma melhor gestão de pessoas, análise de fluxo e o manejo de horários de entradas e saídas de todos.

 

Leia tambémComo a gestão estratégica de pessoas pode ajudar o setor de RH?

Menos aglomeração nas entradas e saídas  

 

Imagine que, uma determinada fábrica, localizada em uma estrada de bastante movimento, libere cerca de 1000 funcionários no mesmo horário. Além disso, nesse mesmo momento, tenha outros 1000 que irão entrar para trabalhar. As chances de haver uma aglomeração são enormes, não é?

 

Os  riscos de acidente também devem ser levados em consideração, pois será um fluxo muito grande de pessoas saindo nesta via de movimento. Ou seja, carros passando a todo momento. O controle de acesso para indústrias também é uma forma de reduzir esses perigos e organizar essas entradas e saídas.

 

Áreas das indústrias que precisam de controle de acesso 

 

Dentro da empresa também é necessário haver um controle de quem acessa o quê e quando. Nem todos os setores devem ser liberados para acesso. Uma empresa de proteína animal, por exemplo, é composta por diferentes áreas, inclusive, o frigorífico que só pode ser acessado por pessoas autorizadas. Desta forma, as liberações devem ser realizadas de acordo com todas as regulamentações de segurança e saúde indicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Nesses casos, apresentados acima, a entrada equivocada de pessoas no ambiente pode gerar uma série de complicações. Entre elas estão: a contaminação dos produtos e ainda das pessoas, caso cheguem a consumi-los e implicações legais como multas e até mesmo a necessidade de fechar as portas do local. São punições graves que podem afetar seriamente a empresa, por isso, o controle de acesso para indústrias deve ser implementado.

Tecnologias de acesso para indústria

 

Agora que entendemos um pouco sobre as necessidades de controle de acesso para indústrias, vamos ver os tipos de soluções existentes e necessárias para este segmento. Confira abaixo!

 

Estacionamento 

 

Existem, na maioria das empresas, duas formas de entrada: pela portaria principal ou pelo estacionamento. Independente das opções utilizadas, é preciso ter um manuseio das pessoas que estão passando por esses ambientes.

 

As soluções para controle de acesso nos estacionamentos costumam ser: cancelas e barreiras automatizadas, que permitem saber ainda se o local está cheio ou não. Afinal, o estacionamento possui um número fechado de carros que podem ficar estacionados e manejar isso será essencial para evitar conflitos e aglomerações. Com isso, saiba ainda separar quem tem autorização para entrar na empresa ou não. Ou seja, uma forma de assegurar que só pessoas autorizadas tenham acesso ao local.

 

Leia também: 5 soluções inovadores para controle de  acesso de veículos

 

Controle de acesso com detector de metal

 

Algumas áreas restritas, salas que exigem um nível maior de segurança e o acesso por meio do detector de metal. Esse tipo de solução permite controlar a entrada e saída de objetos metálicos do ambiente. Ou seja, armas de fogo e outros utensílios perigosos. Além disso, ajuda a prevenir furtos, com a saída de materiais valiosos da fábrica, por exemplo.

 

Elevadores 

 

Por meio de tecnologias de reconhecimento facial ou até mesmo por aproximação de cartão é possível controlar também os acessos pelo elevador. Quem pode entrar em um determinado andar? Essas tecnologias já permitem esse tipo de gerenciamento.

 

Soluções Loja do Ponto

 

Agora que você já conhece e sabe a importância do controle de acesso para indústrias, te convidamos para conhecer as nossas soluções aqui da Loja do Ponto. Por meio de uma análise personalizada para seu negócio, conseguimos te auxiliar a escolher o melhor que o mercado tem a oferecer.

 

Fale agora com nossa equipe e tenha um orçamento personalizado!

 

 

Conclusão

 

O controle de acesso para indústrias é essencial para garantir segurança e ainda ajudar o setor a organizar demandas e fazer uma boa gestão de pessoas. O mercado já dispõe de tecnologias avançadas que ajudam com essa necessidade de forma prática e automatizada. No fim das contas, basta selecionar o que for melhor dentro da sua empresa e contar com essas soluções para ter um ambiente seguro e organizado.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *