fbpx

Quantas pessoas diariamente estão envolvidas em uma obra? A resposta vai depender de diferentes fatores como: tamanho, prazos, entre outros. Como o gestor deve fazer o gerenciamento de todos os processos? Sabemos que são diversos fatores para se preocupar como: administrar o fluxo de pessoas envolvidas, a segurança delas e ainda a do ambiente. O controle de acesso para a construção civil tende a ser extremamente efetiva e solucionar todas essas necessidades. Quer saber como? Basta continuar essa leitura!

A Construção civil no Brasil

 

O setor de construção civil no Brasil é responsável por girar boa parte da economia e ainda dispor de vagas de emprego frequentemente. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), organizado pelo Ministério do Trabalho, somente no primeiro trimestre de 2022, foram criados 100.674 novos postos formais por este segmento no país.

 

Os dados representam ainda uma significativa crescente, quando comparado com o ano de 2021. Essa constante expansão, gerada por novas demandas diárias no setor, exige renovação e aperfeiçoamento nos processos. Por isso, o controle de acesso para a construção civil é essencial para ajudar no planejamento diário.

 

Leia também: Férias vencidas: o que fazer nesse caso?

 

O que é o controle de acesso para construção civil? 

O controle de acesso para construção civil nada mais é do que hardwares e sistemas que gerenciam a entrada e saída de pessoas e veículos em ambientes internos e externos da obra. Sendo assim, é possível saber quem, como, quando, onde e com o que pode acessar determinadas áreas do local.

A importância do controle de acesso para construção civil

 

Para continuar crescendo economicamente é importante também que seja de forma segura para todos os envolvidos. O setor de construção civil, por exemplo, está entre os setores com maior risco de acidente no trabalho. As informações são do Ministério Público do Trabalho, que apontam ainda o segmento como sendo o quinto maior em afastamentos com mais de 15 dias.

 

São inúmeras as medidas que este segmento deve tomar, a fim de garantir a segurança de seus colaboradores. Nesse cenário, a tecnologia, por meio do uso de controle de acesso para construção civil, também será um importante aliado neste momento. Entenda as principais vantagens.

 

Redução dos riscos de acidente

O controle de acesso para a construção civil é uma forma de dar proteção não apenas ao local, mas também ao indivíduo. Sendo assim, permitindo a entrada de pessoas apenas liberadas e que estejam em dia com todos os protocolos exigidos pelo Ministério do Trabalho como por exemplo os EPI, que são os equipamentos de segurança que devem ser usados pelos colaboradores no canteiro de obra.

Controle do fluxo de pessoas 

 

São inúmeras as pessoas envolvidas no dia a dia do canteiro de obras. Entre eles estão os mestres de obras, pedreiros, engenheiros, os responsáveis pela hidráulica, elétrica, entre outros. O controle de acesso para construção civil, nesse caso, permite justamente gerenciar quem entra e sai do  local e se estão com as devidas permissões para isso. Uma forma de realizar a gestão de pessoas com praticidade e segurança.

 

Leia também: Gestão de pessoas para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores

 

Coleta de dados 

 

Como citado acima, são diversos os profissionais envolvidos com a obra na construção civil. Vale destacar ainda que, essas pessoas podem ser de empresas terceirizadas, que estão prestando algum serviço específico naquele local.  Para gerenciar esses trabalhadores e garantir efetividade no trabalho, a coleta de dados é essencial. Somente assim será possível confirmar número de horas trabalhadas, permissões de seguranças como as Normas Reguladoras (NR ‘s) e etapas que estão sendo concluídas.

 

Redução de pequenos furtos

 

Com o controle de acesso para construção civil é possível também controlar o que entra e sai do almoxarifado, evitando assim, pequenos furtos. No dia a dia, são diversos os materiais que serão utilizados na obra, e, querendo ou não, ao lidar com diferentes pessoas que terão acesso ao ambiente, é importante reduzir os riscos de prejuízos envolvendo o desvio de objetos. Existem, inclusive, portais com detector de metal, que ajudam a identificar facilmente esse tipo de situação.

 

Tecnologias de controle de acesso para indústrias

 

Você já sabe, agora, na prática, a importância do controle de acesso para indústrias. Chegou a hora de falarmos quais as principais tecnologias são usadas nesses casos. Confira!

 

Torniquete

 

O torniquete é eficiente para os diferentes tamanhos de obra. Seu material é de ferro, extremamente resistente e seguro. Além disso, a ferramenta se adapta bem a áreas limitadas, otimizando o aproveitamento de pequenos espaços.

 

Catracas

 

As catracas também funcionam bem como controle de acesso para construção civil. Nesse caso, existem opções de ferramentas com reconhecimento facial ou biometria. Dentro do canteiro de obras isso é muito importante, visto que, para os trabalhadores do ambiente é mais seguro não andar com crachás, devido ao cordão ao redor do pescoço e seus possíveis acidentes.

 

Soluções Loja do Ponto

 

Você, gestor de construção civil, pode contar com a Loja do Ponto para escolher o melhor controle de acesso para o seu espaço. Fale conosco pelo WhatsApp e tenha uma consultoria gratuita para saber quais soluções se encaixam para o seu negócio.

 

Deixe os nossos 15 anos de experiência no mercado te auxiliar! Afinal, somos especialistas em formar soluções personalizadas por meio da comercialização de produtos via comércio virtual em todo o Brasil.

 

 

 

Conclusão

 

No texto de hoje podemos entender o que é o controle de acesso para construção civil e quais as possibilidades de aplicação. Podemos entender também que as soluções são importantes não só para a segurança do local, mas ainda para garantir a segurança física dos profissionais envolvidos com a obra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *