fbpx

Atualmente, gerenciar corretamente a equipe e executar a gestão de pessoas é ainda mais essencial para o bom desenvolvimento de uma empresa. Informações como: produtividade, absenteísmo e turnover fazem e devem fazer parte do dia a dia de uma companhia. Para isso, usar a análise de indicadores do RH a seu favor possibilitará um melhor aproveitamento de todos esses dados.

 

Quer saber como usar a análise de indicadores do RH a seu favor? No texto abaixo separamos as melhores formas para isso, confira!

O que é a análise de resultados no RH?

 

Segundo informações do blog Contabilizei, está entre as funções do setor de recursos humanos moderno: recrutar, selecionar e alinhar os talentos que combinem com a cultura e os objetivos de uma organização. Além disso, esse setor é responsável por auxiliar a gestão de pessoas na empresa, sendo ainda, uma peça-chave para o desenvolvimento do capital humano dentro da companhia.

 

É dentro deste contexto que surge a necessidade da análise de resultados no RH. É essencial para a empresa enxergar, de forma ampla, como está sendo o andamento das operações. Além disso, é desta forma que é possível desenvolver talentos dentro da organização, formando times fortes e capacitados.

 

É importante destacar também que com a análise de resultados no RH é possível providenciar melhorias na organização como um todo. Perceba o que demanda mais atenção no momento: novos treinamentos, consultorias, equipamentos ou curadoria? Essas são apenas algumas das possibilidades. Quando as informações técnicas estão na palma da sua mão, fica mais fácil se concentrar no que realmente importa e precisa de sua atenção.

 

Leia também: Como a gestão estratégica de pessoas pode ajudar o setor de RH?

 

Qual a importância da análise de indicadores no RH?

 

Conforme já destacamos acima, é com a análise de indicadores no RH que é possível enxergar a empresa completa, avaliar os gargalos e resolvê-los. Não só as dificuldades, mas também, direcionar os talentos, para assim, construir uma equipe mais competente.

 

Uma matéria da revista Exame aponta que é mais eficiente as empresas investirem em seus colaboradores, do que saírem em busca de novos no mercado. Para isso, todas as informações que o RH puder colher e avaliar, serão valiosas na hora de redirecionar seus funcionários. Desta forma, é importante construir uma equipe que veste a camisa da empresa e complementa a cultura organizacional interna.

Indicadores e métricas que devem ser analisados

 

Agora te convido, leitor, a entender, de fato, quais métricas irão ajudar na análise de indicadores do RH. Perceba ainda que, são diversos elementos para se atentar. Por isso, quanto mais prático for o sistema de folha ponto, mais fácil será executar esta avaliação. Confira!

 

Absenteísmo 

 

Sabemos que, a frequência dos colaboradores influenciam não só o seu próprio desenvolvimento como também a produtividade da organização. Sendo assim, é relevante ter acesso a essas informações e poder correlacionar com todas as áreas de importância da empresa. Para isso, existem softwares de folha ponto que já possibilitam ter esses parâmetros de maneira clara e precisa. Em suma, resta ao setor de recursos humanos realizar uma análise de indicadores no RH bem criteriosa, usando os dados que o sistema disponibiliza.

 

Turnover 

 

O turnover é um termo recente que vem sendo utilizado no mundo dos negócios. Para explicar melhor, em outras palavras, que estão em conformidade com o Software Ponto Web, isso quer dizer tudo o que se refere à rotatividade de uma empresa.

 

E porque isso é importante? Simples, demissões e novas admissões podem significar custos para as empresas. Além disso, não é relevante ter que treinar novamente, do zero, os colaboradores. Portanto, é mais vantajoso manter uma equipe que já tenha um conhecimento mais aprofundado sobre as demandas e até mesmo de clientes, se for o caso.

 

Aliás, ainda com informações do Ponto Web, os altos índices de rotatividade podem ser sinal de problemas. Exemplos disso seriam: má administração, falta de infraestrutura, remuneração abaixo da média, baixa motivação profissional, entre outros. Ou seja, nada positivo para o desenvolvimento de uma empresa que deseja ser destaque no mercado.

 

Número de funcionários 

 

Tecnicamente, no mercado, essas informações são conhecidas como “Headcount”, ou seja, número de funcionários. Esses dados são para analisar quem faz parte da equipe nos últimos anos. Assim, está interligado também com o número de rotatividade, pois quanto menos houver trocas na equipe, mais tempo de casa esses funcionários terão.

 

Para concluir, basicamente, quanto maior o número de funcionários, mais demanda e em expansão o negócio estará. Ou seja, dados extremamente positivos para organização e seu crescimento.

 

Formas de usar a análise de resultados a seu favor

 

Os benefícios da análise de resultados no RH são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento da empresa. Avaliar dados possibilita implementar mudanças, que serão efetivas e farão a companhia avançar. Use esta coleta de informações para:

 

 

Leia também: 5 soluções inovadoras de controle de acesso

 

Soluções Loja do Ponto

 

Por meio de softwares oferecidos pela Loja do Ponto é possível realizar de forma mais fácil a análise de indicadores no rh e muito mais. Há 15 anos trabalhamos disponibilizando soluções para todas as empresas. Por meio do Sistema de Gestão de Folha Ponto obtenha:

 

 

Fale com nossa equipe pelo WhatsApp e obtenha um orçamento personalizado para o seu negócio.

Análise de indicadores no RH: como usar esse recurso a seu favor

Conclusão

 

Acompanhar e gerenciar dados dos seus colaboradores nunca foi tão simples como atualmente. A tecnologia, com certeza, tem andado de acordo com as necessidades do mundo moderno e globalizado. Para isso, basta analisar e escolher a ferramenta certa para usufruir e usar da melhor forma as informações internas. A análise de indicadores do RH deve ser contínua e ainda auxiliar o setor de diversas formas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *